O governo dos Estados Unidos anunciou, na terça-feira (15/7), a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil.
A investigação, comunicada oficialmente pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), já era esperada e havia sido mencionada na carta divulgada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada, em que ele ameaçou impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
Ao justificar as tarifas, Trump mencionou o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estar sendo a um processo judicial que ele classificou como uma “caça às bruxas” e um suposto déficit na relação comercial entre Brasil e os Estados Unidos.
O governo brasileiro, no entanto, rebate as acusações afirmando que os americanos têm um saldo positivo na balança comercial com o Brasil de mais de US$ 400 bilhões nos últimos 15 anos.
Mas um dos fatores que mais chamou atenção na investigação anunciada nesta semana foi o fato de que, oficialmente, ela irá apurar eventuais irregularidades na adoção de um mecanismo que se tornou uma espécie de “paixão nacional” do brasileiro: o Pix.
Confira a entrevista completa do Dr. Frederico Glitz para a BBCBrasil através do link abaixo.