O Paraná é o estado brasileiro com mais famílias endividadas, 95,1%. O dado, referente ao mês de julho, é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Segundo a pesquisa, a média nacional no período é de 78%. O dado inclui compras parceladas com faturas ainda não vencidas. Já as contas em atraso atingem 24,8% das famílias e 8,1% não vão ter condições de quitar as dívidas. Apesar de o nome deixar de ficar “sujo” saindo de cadastros de crédito depois de 5 anos, isso não significa que a dívida está encerrada, pelo contrário, ela permanece.
O advogado Frederico Glitz orienta que a legislação do superendividamento traz ferramentas para ajudar pessoas com dívidas a sair desta situação.
Ele indica, no entanto, que alongar o prazo de pagamento diminuindo as parcelas pode acabar prejudicando ainda mais as finanças.
Para quem tem financiamentos longos, a dica é amortizar as parcelas pela modalidade de diminuição de prazo. Isso reduz consideravelmente os juros do cálculo, fazendo com que o mesmo valor que seria usado para pagar uma parcela possa ser usado para quitar várias.
Reportagem: Amanda Yargas.