Com a greve dos funcionários dos aeroportos da Argentina, mais de 500 voos com destino ou origem no país foram cancelados. Companhias aéreas como Gol, Latam, Aerolíneas Argentinas e JetSmart anunciaram a paralisação total das operações. A estimativa é que mais de trinta mil pessoas foram afetadas. Na análise do advogado e doutor em Direito, Frederico Glitz, como a manifestação foi anunciada previamente, as empresas teriam a obrigação de reorganizar os voos.
Os funcionários da empresa estatal Intercargo protestam pelo reajuste salarial. Eles são os responsáveis pelo serviço de rampa e pela transferência de passageiros e de bagagens nos terminais argentinos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o viajante tem uma série de direitos, dependendo do tempo de atraso. Mesmo com o cancelamento na Argentina, o consumidor pode pedir a indenização no Brasil, conforme explica o especialista.
Em caso de atraso e cancelamento, a orientação é que o consumidor procure a ANAC para buscar uma solução. Outra é alternativa é buscar uma indenização posteriormente. A previsão é que a greve, que começou nesta quarta-feira (28), dure 24 horas. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, não tinha voos com destino ou origem da Argentina previstos entre ontem (28) e hoje (29). A próxima partida para o país vizinho acontece nesta sexta-feira (1°).